SUP
Stand Up Paddle Surf e Stand Up Paddle (SUP) é um ramificação do surf que se originou no Havaí. Ao contrário do surf tradicional, onde o surfista se senta até que uma onda venha, no SUP o praticante fica de pé e usa um remo para impulsionar-se através da água. O esporte foi documentado em um relatório de 2013 que o identificou como a atividade esportiva ao ar livre com mais praticantes iniciantes pela primeira vez nos Estados Unidos naquele ano. As variações incluem SUP em água plana para recreação ao ar livre, fitness, ou passeios, corridas em lagos, grandes rios e canais, surfando em ondas oceânicas, SUP em corredeiras, ioga e até mesmo a pesca.
SUP tem uma variedade de roupas, dependendo da água e da temperatura do ar, já que a maior parte do tempo de pé em cima da prancha.
O historiador e escritor Steve West alegou que a noção contemporânea de Stand Up Paddle, se atribuída aos Waikiki Beach Boys de Oahu durante a década de 1960, considera que a canoagem deve ser reconhecida como a ligação direta entre a idéia de ficar de pé em uma prancha e impulsionar com um remo de canoa, uma vez que as habilidades individuais de SUP, já existiam e usadas por pessoas que tradicionalmente cresceram aprendendo.
História
O SUP se originou na África, onde era uma prática comum para os indivíduos que ficavam em pé, nas suas canoas e usassem remos para propulsarem-se para frente. Este método foi usado por guerreiros na tentativa de realizar ataques furtivos. A forma contemporânea do esporte se originou no século 16, onde os surfistas havaianos iriam surfar em pranchas de até 5 metros de comprimento. Esses surfistas usavam um remo para operar as pranchas que de outra forma eram difíceis de usar. SUP continuou em Tel Aviv no século XX, onde os salva-vidas ficavam de pé nas suas pranchas para garantir uma visão clara dos possíveis nadadores em perigo. Os salva-vidas usavam o remo para impulsioná-los através da água rapidamente para resgatar os nadadores. Na década de 1940, em Waikiki, os instrutores de surf, Duke Kahanamoku e Leroy e Bobby AhChoy, começaram o SUP como uma forma de ficar de pé em suas panchas durante os Swells, conhecido como Beach Board surfing. Na década de 1990, o SUP foi ensinado nas escolas havaianas de surf como uma maneira alternativa de navegar quando havia pouca ondulação. Esta prática tornou-se cada vez mais popular, de modo que o instrutor de surf Brian Keaulana decidiu adicionar 'Beach Boy Surfing' ao concurso mundialmente reconhecido como 'Buffalo Big Board Contest' em 2003. A resposta a esta nova categoria foi esmagadora, com muitos surfistas reconhecidos escolhendo participar. As corridas de SUP tornaram-se comuns; em 2012, Kai Lenny venceu as finais das estações das primeiras corridas de campeonato da Série Mundial StandUp. A primeira revista dedicada ao esporte, Standup Journal, foi fundada em junho de 2007.
No Brasil
O SUP no Brasil chegou por intermédio de dois surfistas (Jorge Pacelli e Haroldo Ambrósio) trazendo equipamentos mais modernos. Logo após, este interesse foi crescendo e se tornou febre, praticado em praias do Rio de Janeiro, São Paulo, no Sul do país, lagos e rios em Brasília e mais recentemente no Nordeste brasileiro. O esporte pode ser praticado por mulheres, homens, crianças, de qualquer idade e sem qualquer preparação física. As pessoas não fazem ideia de como existem lugares fascinantes bem perto da gente. Com a prática do SUP, para todo lugar que você olhar, vai imaginar se é possível praticar o esporte. O SUP é um esporte completo, lúdico e que permite um contato com a natureza como poucos, atraindo adeptos de todas as idades, nas mais variadas regiões. Usar uma prancha para deslizar sobre as águas não é mais privilégio de quem mora na praia.- Documentário Peballrilho - May 1, 2018
- Peballrilho: Trilha Sonora - May 1, 2018
- Trailer PEBALLRILHO - April 6, 2018
- Todos os links do site - April 6, 2018